Powered By Blogger

sábado, 16 de julho de 2011

Portas e Janelas de São Luiz do Paraitinga

As chuvas de verão de janeiro de 2010 destruíram parte considerável do centro histórico da cidadezinha charmosa de São Luiz do Paraitinga. Uma enchente sem precedentes deixou 700 pessoas desabrigadas.


Ao realizar uma breve visita a esta cidade quando retornava de Paraty, foi possível ter dimensão do problema. O restaurante onde almoçamos, um sobrado, ficou com água até o teto. As águas do rio subiram uns dez metros acima no nível normal. As marcas de água estão nas fachadas de muitos imóveis, mas também há muitas construções com as fachadas pintadas e refeitas, além daquelas que ainda estão em recuperação.

Imóveis tombados dos século XVIII e XIX estão em recuperação, incluindo neste processo a Igreja Matriz. Das 437 construções tombadas, pelo menos 300 foram destruídas. 

O casario é absolutamente lindo e colorido e ajudava a decorar o colorido das festas de rua que aconteciam na cidade, como o concorrido carnaval do qual só vi imagens, fotografias, nunca participei.

O que já está reconstruído, pintado, refeito já enche os olhos dos visitantes. As combinações de cores, os detalhes de cada janela, das paredes e tudo mais me encantam. Isso em qualquer lugar do mundo! A arquitetura é uma das minhas artes prediletas. Ah, se eu fosse filha de rico seria arquiteta!  Acho muito interessante observar os diversos tipos de construções, as soluções, as pinturas etc. Neste blog já postei um texto com título semelhante chamado "Portas e Janelas de Pernambuco" demonstrando meu encantamento ao caminhar pelas ruas de Olinda, Recife e Caruaru.

São Luiz vai se recuperar. A população tem feito o maior esforço para isso. Quem diz que no Brasil não há desastres naturais não se tocou ainda de que nossos desastres estão nesta ordem: enchentes, deslizamentos, etc. Moradores me disseram que a cidade havia sido avisada desta possibilidade, mas ninguém acreditou que tal tragédia pudesse acontecer de verdade. Pois é, se temos agências metereológicas é por razões como esta. Temos que acreditar em nossos órgãos também e na sua eficiência.

Torço para conseguir pular parte do carnaval de 2012 em São Luiz e me hospedar em uma destas casas com 200, 300 anos de história de um período importantíssimo para história do país.

Vejam as casas já recuperadas. Vale a pena a visita para um almoço e para a apreciação destas. Ah, sem contar que dá uma ajudinha a economia local.




Esperando pelo carnaval!

Em recuperação - restaurração ou reconstrução?

















Dá até uma tristezinha ver tudo isso ainda desse jeito depois de um ano inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário